terça-feira, 15 de novembro de 2016

Vingaça

A vingança é algo que todos conhecem, mas o que realmente será. Será simplesmente o acto de se "vingar" de alguém que realizou algo que nos prejudicou. De onde vem a expressão "A vingança é um prato que se serve frio" ?
No dicionário portugês, a vingança não é mais nem menos do que uma atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outrem e efectua contra ele uma acção mais ou menos equivalente.
A vingança, assim como muitos outros temas, é muito discutido na filosofia. Existem três teorias/argumentos que se destacam entre muitos outros.

Um dos três é o facto de alguns acharem que para haver uma sociedade justa é fundamental o acto da vingança. Todas as ações realizadas que nos prejudicam, merecem represálias para o sujeito que as realizou. Mas, se seguirmos a definição do dicionário português, e nos reger-mos por esta teoria, uma rede infinita de más açoões será gerada. Por exemplo, se A fere B, B fererá A como vingança. A voltará a magoar B, e assim sucessivamente. Isto pode ser completamente destrutivo em quase todos os casos, por isso é que esta teoria nao é muito apoiada.
Outra teoria é semelhante a esta so que ainda mais destrutiva e perigosa. Esta rege-se pelo Antigo Testamento, o argumento do "olho por olho" que afirma que a vingança deve ser ainda mais forte e devastadora que o acto primeiro, que levou á vontade de um sujeito se vingar. Sendo assim, os perigos eram eminentes e as consequencias catastroficas. Esta teoria foi praticada, na antiguidade por muitos anos, onde até os homincidios eram vingandos, matando elementos da familida do assaciono.
Estas duas teorias origiranam a tão conhecida frase descrita acima.
A terceira teoria é a mais cueirente. Esta afirma que a vingança é completamente errada, e a sociedade deve reger-se pelo meio da comunicação e de regras. Se algo acontece, irão haver consequencias para quem a realizou, sendo penalizado, e por vezes, quem sofreu a ação é beneficiado. Isto acontece, por exemplo, quando em certos paises, alguem é atropleado. Quem foi atropelado é edeminisado e quem atropelou, pagará uma coima. Esta é, certamente, a teoria mais cuesa, sendo que é a mais adoptada pelas socidedades. Qualquer "vingança pelas proprias mãos" é probibida.
A sociedade já elegeu a qual se deveria reger. Mas e você? Qual delas é para sí mais credível? Tem uma opinião completamente difrente? Partilhe com outros nos comentários em baixo.


João Ribeiro Nº15 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário