segunda-feira, 3 de abril de 2017

Kurt Cobain
50 factos interessantes de uma das maiores estrelas de sempre.
1 - O guitarrista e vocalista dos Nirvana faria 50 anos no dia 20 de fevereiro de 1967 se ainda fosse vivo.
2 - Cobain nasceu na cidade de Aberdeen, no estado de Washington, próximo de Seattle.
3 - O seu nome do meio era Donald: Kurt Donald Cobain.
4 - Kurt morreu com 27 anos, tal como Jimmy Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Brian Jones (embora estes quatro “membros fundadores” do Clube dos 27 tenham morrido entre 1969 e 1971).
5 - Foi encontrado morto num anexo da sua casa a 8 de abril de 1994 e que nunca foi possível determinar com precisão o dia em que morreu (a data mais aceite é 5 de abril).
6 - Desenhou uma guitarra para a Fender, a Jag-Stang, que mistura elementos de duas das guitarras favoritas de Cobain, a Jaguar e a Mustang.
7 - Kurt partia as guitarras (e tudo o que apanhasse) no final dos concertos, reeditando a atitude destrutiva dos The Who. Que se saiba, nunca partiu uma Jag-Stang.
8 - Cobain entrou em palco no festival de Reading, em 1992, de cadeira de rodas. True story.
9 - A sua filha chama-se Frances (Frances Bean) em referência a Frances Farmer, atriz natural de Seattle cuja história ficou marcada por vários episódios de comportamento errante e internamentos em instituições psiquiátricas.
10 - Cobain já se havia referido a Frances Farmer no título de uma canção do álbum In Utero (Frances Farmer Will Haver Her Revenge In Seattle).
11 - In Utero não é o segundo álbum de originais dos Nirvana. É o quarto, se incluirmos Incesticide nestas contas.
12 - Incesticide foi lançado para satisfazer a Geffen Records, uma editora que havia apostado às cegas em Nirvana. Depois do surpreendente e estrondoso sucesso de Nervermind, a editora quis rapidamente lançar um novo disco, tentando capitalizar o momento. Incesticide é uma recolha de desperdícios, b-sides e canções que dificilmente seriam publicadas de outra forma. Felizmente, a Geffen exigiu e as canções saíram.
13 - O primeiro disco dos Nirvana chama-se Bleach.
14 - O orçamento de Bleach era de 90 dólares.
15 - O produtor Jack Endino acabou por cobrar 606 dólares depois de o disco estar gravado e os Nirvana não tinham esse dinheiro.
16 - O guitarrista Jason Everman, que é creditado no disco mas que não tocou uma única nota, foi quem bancou os 600 dólares. Everman é o outro guitarrista, para além de Cobain, da foto da capa do disco.
17 - Kurt Cobain assinou algumas músicas como Kurdt Kobain. Porquê? Porque sim.
18 - Kurt Cobain chamou o baterista Dale Crover, dos Melvins, para regravar várias faixas de Bleach porque achou a performance do então baterista dos Nirvana Chad Channing “incompetente”. Pouco tempo depois, os Nirvana recrutariam o lendário Dave Grohl.
19 - Já se fizeram mais de dez filmes sobre Cobain, entre documentários, recriações e recolhas de home videos e participações em programas televisivos. Nenhum é bom, excepto Live Tonight Sold Out.
20 - Na carta de suicídio, dirigida ao seu amigo imaginário Boddah, Kurt Cobain fala essencialmente da sua falta de paixão pelo que fazia, no sentido em que não conseguia gostar dos concertos, do público, do show-off ou sequer de continuar a fazer músicas.
21 - A frase is better to burn out than to fade away encerra a mensagem da carta.
22 - Antes do “I LOVE YOU, I LOVE YOU” com que fecha a carta, Kurt deixa um pedido a Courtney Love, sua mulher: que continue “pela vida da Frances, que será muito mais feliz sem mim”.
23 - Existem várias teorias acerca da morte de Kurt Cobain que defendem que ele terá sido assassinado. Não obstante, a nota de suicídio é verdadeira.
24 - Courtney Love, a viúva de Cobain, é normalmente o alvo dessas teorias, que a acusam de ter conspirado para que o marido fosse morto.
25 - Courtney Love não voltou a casar.
26 - A cidade natal de Cobain, Aberdeen, homenageou-o construindo o Kurt Cobain Memorial Park, também conhecido por Kurt Cobain Landing.
27 - O sinal de boas-vindas à entrada de Aberdeen tem escrito “Come as you are“, título de um dos singles do álbum Nevermind.
28 - O memorial de Cobain fica ao pé da Young Street Bridge, a ponte mencionada pelo músico na canção Something In The Way.
29 - Durante a gravação de Nevermind, Kurt Cobain não conseguia fazer bons takes de Something In The Way. A gravação que ficou foi registada com Cobain na régie a ensaiar numa guitarra acústica.
30 - A canção Rape Me chamava-se Wreck Me quando Cobain a escreveu.
31 - Sim, Kurt Cobain quase só usava Converse All Star pretos. Confere.
32 - Kurt fundou os Nirvana em 1987 com o seu amigo de adolescência Krist Novoselic, que mede dois metros e um centímetro, já agora.
33 - Certo dia, Cobain foi agredido por um segurança de palco enquanto atuava algures no Texas, em 1991. Kurt estava a tocar o solo de Love Buzz em cima do público quando o segurança o puxou pelos cabelos. Ninguém gosta de ser puxado pelos cabelos e Cobain abriu a cabeça ao segurança com uma guitarrada à antiga. O segurança respondeu com vários socos e pontapés. Foi então que Krist Novoselic interveio com os seus dois metros e um centímetro.
34 - Kurt Cobain tem origens holandesa, inglesa, alemã, francesa, irlandesa e escocesa.
35 - O nome Cobain foi herdado dos antepassados irlandeses. Originalmente, escrevia-se “Cobane“.
36 - A sua mãe chama-se Wendy Elizabeth (Fradenburg, de nascença) e o seu pai Donald Leland Cobain.
37 - Os seus pais divorciaram-se tinha Kurt 9 anos. Em 1993, Cobain admitiu numa entrevista que o divórcio dos pais o havia afetado profundamente. A mãe confirmou que o seu comportamento mudou drasticamente desde o divórcio.
38 - Kurt Cobain teve uma relação marcante com Tobi Vail, da banda riot grrrl Bikini Kill.
39 - Kurt ficou tão nervoso quando conheceu Vail que vomitou.
40 - A passagem da canção Aneurysmlove you so much it makes me sick” descreve o momento.
41 - Outras músicas têm inspiração ou referências a Vail. Por exemplo, o título Smells Like Teen Spirit – Teen Spirit era o desodorizante que Vail usava.
42 - Cobain não vomitava apenas por amor. Numa das cenas do teledisco de Come As You Are, Kurt pendura-se num candeeiro e balança energicamente. No final da cena, vomitou.
43 - O estômago de Cobain era sensível. As dores constantes e insuportáveis são mencionadas em várias entrevistas e canções, como Pennyroyal Tea, o chá de poejos que lhe acalmava as dores de estômago.
44 - A heroína também lhe acalmava as dores de estômago e outros sofrimentos existenciais. A autópsia a Kurt revelou que tinha consumido heroína antes de se matar.
45 - Kurt Cobain e Axl Rose, vocalista dos Guns’ N’ Roses, não podiam nem ver-se. Cobain desprezava tudo o que Axl e os Guns representavam na indústria, “uma banda sem nada para dizer”. Axl respondeu dizendo que Kurt e Courtney formavam um casal de “agarrados” e que se a bebé nascesse deformada eles deviam “ir para a prisão, acho eu”.
46 - Nos bastidores dos prémios VMA de 1992, Courtney Love provocou Axl convidando-o para ser padrinho de Frances Bean. Axl, furioso, disse a Kurt que “ou calas essa tua cabra ou deixo-te no chão”. Kurt primeiro ladrou e depois disse para Courtney “cala-te, cabra”.
47 - Axl Rose usa um boné dos Nirvana no teledisco do single dos Guns’ N’ Roses Don’t Cry.
48- Kurt Cobain recebeu a sua primeira guitarra há precisamente 36 anos, pelo 14.º aniversário. O tio deu-lhe a escolher entre “uma guitarra ou uma bicicleta”. Cobain fez a escolha acertada.
49 - Black Sabbath, Black Flag, Led Zeppelin, Beatles, Sex Pistols, The Clash, Melvins, The Stooges ou Bad Brains, eis algumas das principais influências de Cobain.

50 - O álbum dos Nirvana que ficou por fazer teria sido muito mais acústico e menos agressivo. A série de concertos unplugged que a banda deu, dos quais o da MTV se tornou naturalmente o mais famoso, seriam a antecâmara de uma mudança que daria descanso à voz, à cabeça e ao estômago de Kurt Cobain.


Diogo Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário