segunda-feira, 3 de abril de 2017

Educação
A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. "Perguntar a importância da educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela educação que aprendemos a nos preparar para vida".
Por meio da educação, garantimos nosso desenvolvimento social, económico e cultural. O direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos, tais como:
·         Combate à pobreza;
·         Fazer a economia crescer;
·         Promover a saúde;
·         Diminui a violência;
·         Garante o acesso a outros direitos;
·         Ajuda a proteger o meio ambiente;
·         Aumenta a felicidade;
·         Fortalece a democracia e a cidadania;
·         Ajuda a compreender o mundo.
O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contacto das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizagem.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

Diogo Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário