segunda-feira, 3 de abril de 2017

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget nasceu a 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel e faleceu a 16 de setembro de 1980 em Genebra. Durante a sua carreira foi um biólogo, psicologo e epistemólogo de origem suiça, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica (ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano) e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu o seu doutoramento, e posteriormente dedicou-se à área da Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante a sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

             Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante a sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças). 


Simão Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário