O Conflito Nuclear
Ao conjunto de necessidades e impulsões biológicas adquiridas naturalmente e após o nascimento que buscam a satisfação imediata chamamos de ID.
No filme “Dangerous Method”, Keira Knightley interpreta um papel de uma mulher que sente prazer sexual quando é tratada com agressividade. Podemos explicar esta inclinação com o ID.
O ID é algo inconsciente, irracional e rege-se apenas pelo princípio do prazer. Só o Ego que é a frustração e conflitos que as normas sociais nos impõem é capaz de controlar o ID. Este cria mecanismos de defesa, recalcamento, para gerir os conflitos entre esses impulsos naturais e as normas que nos são impostas.
Na história do filme, a indivídua viveu num meio onde era agredida desde muito nova sendo então violada pelo pai. Podemos observar que o Ego da personagem está um pouco modificado pois, após a nascença, o desejo sexual, integrado no ID, de uma menina está direcionado para o seu pai mas normalmente esse desejo seria contrariado pelo Ego, mas neste caso, o Ego não lhe impôs barreira alguma ao incesto e ao seu primeiro desejo, daí a personagem não ser capaz de reconhecer o pai ou um familiar como apenas um familiar normal mas como um individuo do sexo masculino.
Podemos também explicar a indivídua interligar prazer a agressividade. Estes dois sentimentos são constituintes das duas pulsões do ID: Eros e Thanathos. Eros representa o amor, criação e Thanathos representa agressividade e destruição. Devido a na sua infância haver um clima onde o prazer sexual viria também com dor física imposta pelo parceiro, a sua mente criou, inconscientemente, uma ligação entre os dois, isto porque a norma que lhe fora imposta, que o Ego iria impor, é a interligação entre o desejo sexual e a violência.
Podemos então mais uma vez comprovar que o choque que obtemos na nossa infância é fundamental para fundamentarmos os nossos princípios e pensamentos. Pois o impulso natural criativo vai sempre nascer connosco (ideia inata) mas as normas a que nos vamos ter que sujeitar já tem que nos ser impostas posteriormente. Ao serem impostas e, após esse choque ser ultrapassado, ou seja, a superação do grande conflito nuclear, é criado um Super Ego, este que é a ideia da pessoa ideal que nós obtemos, ideia a qual é passada pela imagem idealizada dos nossos pais, como plenamente se observou no filme.
João Pereira.
Sem comentários:
Enviar um comentário