quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Estádio sensório-motor


   As crianças, à medida que evoluem vão se ajustando à realidade circundante, e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confrontam. Cada estádio é definido por diferentes formas do pensamento. Piaget,foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro grandes estádios, caracterizados por níveis de adaptação ao meio circundante qualitativamente distintos.
   O estádio da inteligência sensório-motora (do nascimento aos 2 anos) constitui o primeiro estádio e é assim denominado porque a actividade cognitiva durante este estádio baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interacção com o meio, esta é uma actividade prática.
   Em suma, este estádio inicia-se a partir de reflexos inatos (sucção) e termina com comportamentos (movimentos) coordenados e com o conhecimento de conceitos simples (p.ex: cão, gato).

No final deste estádio, a inteligência prática estára consolidada em resultado da acção da criança sobre o meio. 
Adriana Silva nº1.

Sem comentários:

Enviar um comentário