As crianças, à
medida que evoluem vão se ajustando à realidade circundante, e superando de
modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confrontam. Cada
estádio é definido por diferentes formas do pensamento. Piaget,foi um psicólogo
e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência
infantil, dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro grandes estádios, caracterizados
por níveis de adaptação ao meio circundante qualitativamente distintos.
O estádio da inteligência sensório-motora (do nascimento aos
2 anos) constitui o primeiro estádio e é assim denominado porque a actividade
cognitiva durante este estádio baseia-se, principalmente, na experiência
imediata através dos sentidos em que há interacção com o meio, esta é uma
actividade prática.
Em suma, este
estádio inicia-se a partir de reflexos inatos (sucção) e termina com
comportamentos (movimentos) coordenados e com o conhecimento de conceitos
simples (p.ex: cão, gato).
No final deste estádio, a inteligência prática estára
consolidada em resultado da acção da criança sobre o meio.
Adriana Silva nº1.
Sem comentários:
Enviar um comentário