Freud acreditava que a personalidade de cada indivíduo era
desenvolvida no decorrer de uma série de estádios, nomeadamente cinco, durante
a sua infância, que consistia na busca de prazer em áreas erógenas. Os cinco
estádios desta teoria são: 1º estádio-oral, 2º estádio-anal, 3º estádio-fálico,
4º estádio-latência e, por fim, 5º estádio- genital. O primeiro estádio decorre
entre o momento em que se nasce e o ano e meio. Neste estádioo líbido (obtenção
de prazer) é a boca, a sucção é um comportamento adquirido desde logo pois é a
forma que tem para se alimentar, podendo mesmo sugar objetos (chupeta) ou o
próprio corpo (dedos). A criança acaba também por adquirir um sentimento de
segurança e conforto para com os seus pais normalmente. O conflito principal
nesta fase é o processo de desmame : a criança deve tornar-se menos dependente
dos pais. Caso esta dependência não ocorresse Freud acreditava que o indivíduo
teria problemas com dependência ou agressão. Independência oral pode resultar em problemas com a bebida,
comer, fumar ou roer as unhas.
O líbido correspondente ao segundo estádio é o ânus e
decorre entre o ano e meio e os três anos. O prazer é obtido através do ânus
com a retenção/expulsão das fezes, com o exercício desenvolve-se comportamentos
de controlo sobre as funções orgânicas. Neste estádio é muito importante as
atitudes dos pais em relação às normas de higiente que se começam a
desenvolver, não devendo os pais adoptar uma atitude muito severa nem muito
branda. Podendo influenciar a personalidade da criança. Respostas como “Se
fazes isso, não gosto mais de ti” ou ridiculizar os atos das crianças é sentido
pela criança como uma perda do amor da mãe.
O terceiro estádio é caracterizado entre os três/quatro anos
e os cinco/seis anos, o líbido está centrada nos órgãos genitais (sexo
masculino e feminino, pénis e vagina respetivamente) obtendo o as crianças o
prazer pela masturbação (primeiro contacto com o seu próprio órgão genital). O
objeto fálico é símbolo do poder masculino. A criança vive o conflito central
da infância-o complexo de Édipo (rapaz rivaliza com o pai a mãe e a rapariga
rivaliza com a mãe o pai). No entanto, o rapaz tem medo de ser punido pelo pai-
“medo da castração”, e a rapariga vive o complexo de castração- “inveja do
pénis”. No quarto estádio deparamo-nos com um período de latência que decorre
do cinco/seis anos até à puberdade. As vivências no estádio fálico são
esquecidas uma vez que surgem outras preocupações com a entrada na escola como,
preocupação com as relações entre colegas, passatempos, entre outros. A líbido
é obtida pelo mecanismo da sublimação para tarefas gratificantes como a aprendizagem
escolar e o trabalho. Ocorre também uma identificação com o progenitor do mesmo
sexo, procurando o rapaz ser como o pai e a rapariga como a mãe, superando o
complexo de Édipo. Esta fase é importante para o desenvolvimento de habilidades
sociais e de comunicação e autoconfiança.
Por fim, o quinto estádio ocorre após a puberdade sendo a
líbido obtida pelo interesse sexual no sexo oposto, capacidade de se reproduzir
(acompanhado da entrada em
funcionalidade das glândulas sexuais). Em fases
anteriores, o foco foi exclusivamente nas necessidades individuais, porém o
interesse pelo bem estar dos outros cresce durante esta fase. Se as outras
etapas correram dentro da normalidade , o indivíduo encontrar-se-á equilibrado
e carinhoso.
Freud defende que caso exista sinal de prevalência de sexo
oral, masturbação ou de homossexualidade, podem constituir manifestações de
imaturidade sexual.
José Lopes, nº16 12ºB
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