terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Desenvolvimento psicossexual – Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud viveu no século XIX-XX (1856-1939), com nacionalidade austríaca.

Freud acreditava que a personalidade de cada indivíduo era desenvolvida no decorrer de uma série de estádios, nomeadamente cinco, durante a sua infância, que consistia na busca de prazer em áreas erógenas. Os cinco estádios desta teoria são: 1º estádio-oral, 2º estádio-anal, 3º estádio-fálico, 4º estádio-latência e, por fim, 5º estádio- genital. O primeiro estádio decorre entre o momento em que se nasce e o ano e meio. Neste estádioo líbido (obtenção de prazer) é a boca, a sucção é um comportamento adquirido desde logo pois é a forma que tem para se alimentar, podendo mesmo sugar objetos (chupeta) ou o próprio corpo (dedos). A criança acaba também por adquirir um sentimento de segurança e conforto para com os seus pais normalmente. O conflito principal nesta fase é o processo de desmame : a criança deve tornar-se menos dependente dos pais. Caso esta dependência não ocorresse Freud acreditava que o indivíduo teria problemas com dependência ou agressão. Independência oral pode resultar em problemas com a bebida, comer, fumar ou roer as unhas.

O líbido correspondente ao segundo estádio é o ânus e decorre entre o ano e meio e os três anos. O prazer é obtido através do ânus com a retenção/expulsão das fezes, com o exercício desenvolve-se comportamentos de controlo sobre as funções orgânicas. Neste estádio é muito importante as atitudes dos pais em relação às normas de higiente que se começam a desenvolver, não devendo os pais adoptar uma atitude muito severa nem muito branda. Podendo influenciar a personalidade da criança. Respostas como “Se fazes isso, não gosto mais de ti” ou ridiculizar os atos das crianças é sentido pela criança como uma perda do amor da mãe.

O terceiro estádio é caracterizado entre os três/quatro anos e os cinco/seis anos, o líbido está centrada nos órgãos genitais (sexo masculino e feminino, pénis e vagina respetivamente) obtendo o as crianças o prazer pela masturbação (primeiro contacto com o seu próprio órgão genital). O objeto fálico é símbolo do poder masculino. A criança vive o conflito central da infância-o complexo de Édipo (rapaz rivaliza com o pai a mãe e a rapariga rivaliza com a mãe o pai). No entanto, o rapaz tem medo de ser punido pelo pai- “medo da castração”, e a rapariga vive o complexo de castração- “inveja do pénis”. No quarto estádio deparamo-nos com um período de latência que decorre do cinco/seis anos até à puberdade. As vivências no estádio fálico são esquecidas uma vez que surgem outras preocupações com a entrada na escola como, preocupação com as relações entre colegas, passatempos, entre outros. A líbido é obtida pelo mecanismo da sublimação para tarefas gratificantes como a aprendizagem escolar e o trabalho. Ocorre também uma identificação com o progenitor do mesmo sexo, procurando o rapaz ser como o pai e a rapariga como a mãe, superando o complexo de Édipo. Esta fase é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e autoconfiança.

Por fim, o quinto estádio ocorre após a puberdade sendo a líbido obtida pelo interesse sexual no sexo oposto, capacidade de se reproduzir (acompanhado da entrada em 
funcionalidade das glândulas sexuais). Em fases anteriores, o foco foi exclusivamente nas necessidades individuais, porém o interesse pelo bem estar dos outros cresce durante esta fase. Se as outras etapas correram dentro da normalidade , o indivíduo encontrar-se-á equilibrado e carinhoso.


Freud defende que caso exista sinal de prevalência de sexo oral, masturbação ou de homossexualidade, podem constituir manifestações de imaturidade sexual. 
                                                                                                                 José Lopes, nº16 12ºB

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