Desenvolvimento cognitivo
Segundo o modelo explicativo de Piaget, psicólogo Suíço, o
individuo obtém o seu conhecimento a partir das próprias ações, as estruturas
da inteligência são uma construção continua do individuo em interação com meio.
Todo este processo interativo é desenvolvido por estádios que
são universais e sequenciais. A criança nos primeiros tempos de vida apenas aprende
a comer e a falar, depois começa a aprender novas regras a imitar as pessoas
mais velhas. Assim a aprendizagem de conceitos novos e de esquemas de comportamento
pode ser efetuada socialmente, pela observação de outras pessoas. Ao longo
desses quatro estádios a inteligência desenvolve-se passando de prática para
abstrata. A metodologia de Piaget centrou-se sobretudo na aplicação
do método clínico e na observação naturalista, sendo estes dois métodos
retratados nas obras de Piaget e que visam seguir o processo de
conhecer e pensar das crianças. A obra de Piaget marca e abre uma nova
perspetiva sobre o conhecimento e pensamento humano. A sua conceção construtiva,
que perspetiva o ser humano como resultado de fatores genéticos e ambientais, superou
as perspetivas inatistas e comportamentais vigentes.
Sofia Leão
Sem comentários:
Enviar um comentário