sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Desenvolvimento cognitivo


Segundo o modelo explicativo de Piaget, psicólogo Suíço, o individuo obtém o seu conhecimento a partir das próprias ações, as estruturas da inteligência são uma construção continua do individuo em interação com meio. Todo este processo interativo é desenvolvido por estádios que são universais e sequenciais. A criança nos primeiros tempos de vida apenas aprende a comer e a falar, depois começa a aprender novas regras a imitar as pessoas mais velhas. Assim a aprendizagem de conceitos novos e de esquemas de comportamento pode ser efetuada socialmente, pela observação de outras pessoas. Ao longo desses quatro estádios a inteligência desenvolve-se passando de prática para abstrata. A metodologia de Piaget centrou-se sobretudo na aplicação do método clínico  e na observação naturalista, sendo estes dois métodos retratados nas obras de Piaget e que visam seguir o processo de conhecer e pensar das crianças. A obra de Piaget marca e abre uma nova perspetiva sobre o conhecimento e pensamento humano. A sua conceção construtiva, que perspetiva o ser humano como resultado de fatores genéticos e ambientais, superou as perspetivas inatistas e comportamentais vigentes.

Sofia Leão 

Sem comentários:

Enviar um comentário