quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Sigismund Schlomo Freud

     Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido por Sigmund Freud ou simplesmente por Freud, nasceu no meio de uma família judaica a 6 de maio de 1856 em Freiberg in Mähren, cidade que no passado pertenceu ao Império Austríaco, sendo assim austríaco.

     Freud foi um médico neurologista e o fundador da psicanálise, ganhou o prémio Goehte. Os seus principais interesses eram a neurologia, a psiquiatria, a psicologia, a psicoterapia, a psicanálise e a literatura.

     Iniciou os seus estudos na utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica e essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.

     Freud também é conhecido pelas suas teorias dos mecanismos de defesa e repressão psicológica e por criar a clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

     Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. A sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado pelos seus desejos e sentimentos. Segundo Freud, a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade gera, no ser humano, um tormento psíquico.

     As suas teorias e os seus tratamentos foram controversos do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. A sua teoria é de grande influência na psicologia atual e, além do contínuo debate sobre sua aplicação no tratamento médico, também é, frequentemente, discutida e analisada como obra de literatura e cultura geral.


(assinatura de Sigismund Schlomo Freud)



Simão Gonçalves nº20 

Sem comentários:

Enviar um comentário