terça-feira, 21 de março de 2017

Estádios do desenvolvimento psicosexual

O desenvolvimento psicosexual divide-se em cinco estádios , este processo ocorre até á puberdade.
                O primeiro estádio começa logo após o nascimento do bébé e termina por volta dos 12 meses ou então por volta dos 18 meses.
Este estádio é caracterizado pelo prazer oral (boca e lábios), é através de levar objetos á boca que o bébé explora o meio envolvente. A sucção necessária á alimentação mais tarde torna-se uma fonte de prazer erótico.
No entanto o processo de desmamamento é um dos principais conflitos presentes neste estádio, uma vez que mais tarde devido a este processo de desmamamento o iníviduo pode desenvolver fixação neste estádio ou algo que o faça ter prazer por via oral, como por exemplo: fumar, roer unhas , beber.
                O segundo começa logo após o primeiro estádio terminar , ou seja, por volta dos 12/18 meses e termina aos 3 anos de vida.
Nesta fase dá-se o desenvolvimento do prazer erótico devido á estimulação do anus , reter e expelir fezes, embora o prazer do estádio anterior continue.
Neste estádio predomina a tentativa de aprender a controlar os músculos envolvidos na defecagem.
Numa fase adulta se a regulação dos impulsos biológicos de uma criança, for demasiado exigente e severa, e for simbolicamente generalizada a outros comportamentos a criança poderá desenvolver um caráter anal-retentivo.
Mas também há outra possibilidade a criança poderá reagir de maneira totalmente contraria expelindo as fezes nos momentos mais inoportunos. Desenvolvendo um caráter expulsivo-anal.
O terceiro estádio começa aos 3 anos e termina por volta dos 6 anos, este estádio foca-se no prazer fálico, também fase do desenvolvimento afetivo em que se vive a primeira experiência sentimental significativa. O rapaz compete com o pai pelo amor da mãe, e a rapariga com a mãe pelo amor do pai(complexo de Eletra).
Durante este estádio, os órgãos genitais, tornam-se o centro de atividade erótica da criança através da autoestimulação. É a fase em que muitas crianças começam a masturbar-se e a aperceberam-se das diferenças anatómicas entre os sexos e de que a sexualidade faz parte das relações entre pessoas.
É no plano da fantasia e a nível inconsciente, a primeira experiencia de amor heterossexual.
            Enquanto adultos associados a problemas de fixações desenvolvidas neste estádio estão a falta de maturidade no plano afetivo acabando por ter uma personalidade bipolar: promiscuidade-castidade; sedução-recusa.
            O quarto estadio começa aos 6 anos e termina por volta dos 11 anos de idade estádio de acalmia relativa das pulsões sexuais sublimadas e convertidas em desejo de conhecimento, de competência intelectual e física e reconhecimento social.
É marcado por um acontecimento significativo: a entrada na escola e a consequente ampliação do mundo social da criança.
No final deste estádio, o aparelho psíquico está totalmente formado.
Por fim o quinto estádio que começa após a puberdade terminar é a fase do desenvolvimento em que se deve liquidar o complexo édipo para que se possa construir uma vida sexual equilibrada e uma vida psíquica saudável.
É o ponto de chegada de uma longa viagem desde a sexualidade autoerótica(masturbação) , à sexualidade realisticamente orientada, característica do individuo socializado.
Em virtude da maturação do aparelho genital e da produção de hormonas sexuais, renascem ou reativam-se os impulsos sexuais e agressivos.
Neste estádio genital desenvolve-se o desejo pela gratificação sexual mútua.






                                                                                              João Pinheiro nº14

Sem comentários:

Enviar um comentário