segunda-feira, 5 de junho de 2017

Processos Cognitivos

Os processos cognitivos correspondem aos processos de criação, de transformação e de utilização da informação do meio interno e externo; estão associados à questão: O quê?. Existe três tipos de processos cognitivos distintos: a perceção, a aprendizagem e a memória.
A perceção: É o processo mediante o qual a  informação sensorial – as sensações – é ativamente organizada e interpretadora pelo cérebro.
A sensação é a receção de informações sensoriais. A perceção é a interpretação, organização e descodificação dos dados sensíveis. A sensação é recetiva. A perceção é um processo mental ativo, embora dependa da sensação – admitindo que a perceção extrassensorial é um mito.
A aprendizagem: A aprendizagem pode ocorrer de diferentes processos tais como:
  • Aprendizagem não associativa, ou seja, aprendizagem por habituação: 
    Habituação – consiste em aprender a não reagir a determinado estímulo; consiste em reconhecer, como familiares, e ignorar estímulos insignificantes que são monotonamente repetidos (exemplo: os habitantes de uma cidade podem quase não reparar no ruído do tráfego dentro de casa, mas podem ser acordados pelo ruído dos grilos no campo).
  • Condicionamento Clássico - Ivan Pavlov : Este tipo de aprendizagem está presente quer nos animais quer nos seres humanos. É uma aprendizagem que não envolve a vontade do sujeito: o sujeito é passivo. A resposta condicionada pode ser extinta, se o estímulo condicionado fosse apresentado várias vezes sem ser seguido do estímulo incondicionado, a resposta condicionada acabava por desaparecer.
  • O condicionamento operante- Skinner: (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizagem que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Por exemplo, quando um rato de laboratório pressiona um botão azul, ele recebe uma bolinha de comida como recompensa, mas quando ele aperta o botão vermelho ele recebe um leve choque elétrico. Como resultado, ele aprende a pressionar o botão azul, mas evitar o botão vermelho.
  • Aprendizagem por observação: aprendemos a observar os outros.
  • Aprendizagem com recurso a símbolos e representações: criação de processsamentos em que associamos símbolos a linguagem, criando assim métodos.
A memória: A memória é o processo através do qual codificamos, armazenamos e recordamos informações. Deste modo, pode-se considerar que a memória é o suporte essencial de todos os processos de aprendizagem, permitindo ao ser humano um sistema de referências relativas à sua experiência vivida e ao reconhecimento de si como pessoa dotada de identidade própria.Em termos gerais, a memória pode ser definida como a capacidade para adquirir, conservar e restituir informações. 
                                                                                               José Pedro Moura Lopes 12ºB

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